top of page
Buscar
leabruna

Chupeta: mocinha ou bandida?

Atualizado: 10 de jun. de 2020

Algumas crianças, desde os primeiros dias de vida, revelam uma intensa necessidade de sucção, chupando o dorso da mão e dos dedos. No entanto, os dedos e as mãos são mais duros que qualquer chupeta e contribuem em maior escala para as deformações. Nesse caso, a chupeta é útil.



Porém, há situações em que a mãe oferece a chupeta para o bebê logo que ele começa a reclamar de alguma coisa: dor de ouvido, dor de barriga, fome, sono. Aos poucos, a criança habitua-se e não abandona a chupeta em situação alguma. Aprende a falar com chupeta e a pronúncia das palavras pode ficar comprometida!

Dessa forma, o uso exagerado da chupeta gera resultados negativos. Ao longo do tempo, além de provocar alterações na arcada dentária, respiração e fala, a chupeta cria o que podemos dizer de “imaturidade emocional”, onde, mesmo já maiorzinha, a criança responde de maneira mais infantil, comportando-se como bebê diante dos adultos.

Sendo assim, os pais devem controlar o uso da chupeta, não permitindo que a criança fique todo o tempo com ela na boca.

Quando se opta em adotar a chupeta, recomenda-se aquelas de bico ortodôntico que são menos nocivas para o crescimento facial. Mas, qualquer chupeta, em que seu uso se prolongue após os dois anos de vida, pode levar às complicações já mencionadas.

Sendo assim, o ideal é que o hábito da chupeta seja retirado por volta dos dois anos de idade.


O uso disciplinado


A melhor postura a ser adotada pelos pais é fazer com que o bebê associe a chupeta apenas ao berço, como um acessório restrito à hora de dormir. Assegurar essa restrição, com o crescimento da criança, evita-se seu prolongado.

Nesse critério, estabelece-se uma disciplina na qual a criança, já na idade de brincar, troque a chupeta pelo brinquedo, quando fora do berço ou cama pois, terá de optar entre ficar na cama ou brincar. aos poucos, a criança começa a perceber que não vale a pena interromper o brinquedo e acaba perdendo o hábito da chupeta.

O controle dos pais nessa direção é de suma importância para que o desprendimento da chupeta se dê de forma gradual e num menor tempo possível.


61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page