Como caráter emergencial, por conta da pandemia, muitas escolas estão adotando o ensino à distância. Mas será que essa forma irá funcionar com nossos pequenos?
O que devemos refletir?
A aprendizagem na primeira infância é pautada pela brincadeira e interação humana ; deve acontecer em um espaço institucional coletivo. A socialização nessa fase é crucial para todo o desenvolvimento infantil. O professor na primeira infância está intrinsecamente envolvido em desenvolver e potencializar as habilidades de aprendizagem permeadas por conteúdos socio-construtivos, ou seja, a criança aprende através da interação com seus pares, através de jogos, brincadeiras e outras atividades em grupo. Entendo que a escolarização continua sendo responsabilidade da escola e os pais não devem assumir a função do professor.
O que fazer então quando não há outra saída?
A hora agora é de sermos simples, realinharmos expectativas de aprendizagem e privilegiarmos o que é fundamental que são as competências da leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático.
A família deve sim atuar como mediadora e facilitadora da aprendizagem. No entanto, excesso de conteúdos inviabiliza o trabalho.
A ideia é dosar conteúdos e encarar a educação a distância nos primeiros anos do ensino fundamental, como complementar. A reposição de conteúdos poderá ser feita pós-isolamento, em aulas presenciais, em sábados letivos e horários estendidos.
É importante compreender também que o contato com o professor é essencial e o vínculo deve sim ser mantido em encontros on line, porém o tempo de tela deve respeitar os limites de cada faixa etária.
A educação infantil é o cartão de entrada da criança na vida escolar. Temos que ser eficazes agora, caso contrário estaremos condenando a criança a uma impressão ruim da escola.
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